sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Dieta mediterrânea vegetariana

Resultados recentes publicados no British Medical Journal sugerem que uma dieta mediterrânea, rica em vegetais, azeite, frutas e peixe (calma!), pode impedir o nosso código DNA de despedaçar, e retardar o envelhecimento.

Os médicos da Fundação Britânica do coração disseram que "esses resultados reforçam as nossas recomendações que manter uma dieta equilibrada e saudável pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas".

Concordo, exceto sobre a parte de peixe! Diversos estudos apontam contaminação de metais pesados nos peixes, o que seria acumulado com maior concentração nas pessoas que os ingerem. Além do que, está se tornando cada vez mais comum o uso de "fazendas" de peixes, principalmente de salmão, onde os criadores restringem a diversidade alimentar, oferecendo em seu lugar ração e muitas vezes fazem uso de hormônios e antibióticos (praticamente o mesmo que acontece nas granjas "industriais"), tudo visando a produção e lucratividade. Por essa razão, considero que uma dieta vegetariana mediterrânea poderia ter um efeito ainda melhor!


Segue abaixo os alimentos recomendados:
- azeites (oliva) extra-virgem
- hortaliças, leguminosas e frutas em abundância
- frutas oleoaginosas
- pães e massas integrais
- cereais integrais
- derivados do leite (queijo e iogurte - para os lacto-vegetarianos )
- vinho (com moderação)
- água em abundância

Evitar principalmente alimentos processados e industrializados!


Go Veg!





Nenhum comentário:

Postar um comentário