sábado, 9 de agosto de 2008

Primeiros passos para o vegetarianismo

Considero que o primeiro passo para tornar-se vegetariano, até mesmo antes de começar a largar o consumo da carne, é ter "O MOTIVO" e acreditar neste "MOTIVO" verdadeiramente (seja ele qual for!).
Desta forma, você terá força de vontade para continuar no caminho do vegetarianismo e naturalmente deixará a carne, sem esforços, pois você estará fazendo algo que VOCÊ ACREDITA.
Se o motivo é falso, de outra pessoa, modismo ou simplesmente para agradar alguém, é bem possível que a pessoa continue a sentir vontade, e muito possível voltará a consumir carnes em três meses...

Sem dúvida nenhuma, você será questionado por familiares, amigos e até desconhecidos sobre sua escolha, o tema ainda é muito polêmico e muitas pessoas não aceitam bem... porém, tal curiosidade pode ser revertida de forma positiva e pode ser até uma boa oportunidade para expor seus pontos de vista e, quem sabe, convencer mais alguém a largar esse vício.

Há inúmeros motivos para tornar-se vegetariano.
- Responsabilidade com o meio-ambiente
- Saúde
- Respeito com os animais
- Não violência
- Ética
- Motivos religiosos
- etc

Qual é o seu "motivo"?

Depois da escolha, o processo fica muito mais simples.
Recomendo que você vá diminuindo a quantidade de carnes e gradativamente aumentando a quantidade de legumes e soja no seu dia-a-dia.
Visite bons restaurantes vegetarianos, experimente novos pratos, cozinhe mais vegetais em casa! Sim, nós vegetarianos temos uma grande variedade de pratos muito saborosos!!
Erroneamente nosso paladar foi acostumado ao consumo de carne e é necessário um tempo de (re)adaptação (caso você não tenha o costume de comer vegetais) principalmente com os derivados de soja.
Largue a carne de porco, a carnes vermelhas, as aves, os peixes, os frutos do mar... e a medida que se sentir necessidade, você pode avançar deixando os ovos, o leite e outros produtos de origem animal.

Go VEG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário