sábado, 12 de abril de 2008

Livro errado?

Sou interessado por culinária, receitas e gastronomia em geral... além de praticar e inventar (por hobby), costumo procurar receitas na internet e comprar livros do assunto, voltados, claro, para o vegetarianismo.

Mês passado, encontrei um livro no supermercado denominado "Cozinha Vegetariana", da Abril Coleções (coleção "A Grande Cozinha"), por um preço muito modesto: R$ 12,90. Bem ilustrado e com 178 páginas acreditei ser um bom negócio.





Já em casa, ao folear o livro... procurando receitas e novidades do novo livro me deparo com a foto de um prato decorado com camarões! Nesse momento bateu um estalo na cabeça e pensei ter pego o livro errado... voltei para a capa e o título estava lá "Cozinha Vegetariana". Ué?! Será que trocaram o conteúdo? Não... estava tudo lá... "cozinha vegetariana"... como pode?





Foleando mais o livro encontrei outras receitas com peixes.... abismado, lá pro final do livro encontro a explicação: "Os estilos alimentares da dieta vegetariana". Segue abaixo partes do texto (retirados das páginas 142 e 145):

"O termo genérico 'vegetariana' é frequentemente empregado para definir uma dieta sem carnes e peixes. Na realidade, existem diversos estilos alimentares pertencentes ao grande grupo da chamada 'alimentação natural', que respeita a vida e o meio ambiente..."

Hmmm... diversos estilos alimentares respeitando a vida e o meio ambiente... imagino todos sem carnes, peixes, frutos do mar, etc... aí vem:

"Naturismo
É um estilo alimentar difundido em várias versões, que se inspiram no vegetarianismo, no crudismo ou simplesmente na exclusão da carne, mas não dos peixes (com exceção dos de criatório). O princípio inspirador é o de uma alimentação o mais natural possível, que desfrute plenamente das virtudes dos alimentos, respeitando o meio ambiente e as estações... ao passo que nunca utilizam alimentos de origem animal, dando uma ligeira preferência aos peixes não provenientes de criação."


WOW! Como pode ser dito que o meio ambiente é respeitado, se por outro lado estimula a pesca predatória?
Isso não é, e não faz parte de uma alimentação vegetariana... pode ser um passo antes, mas, se há consumo de animais não pode ser considerada como tal.

Nesse momento quase jogo o livro longe...

Estou exagerando?

Um comentário:

  1. Eu não sei de onde vem essa idéia de que peixe é vegetal que nada. Vamos repetir bem alto: vegetarianismo não inclui peixe! Nem leite e ovos, de preferência.

    ResponderExcluir