Pular para o conteúdo principal

A verdade crua, assada e cozida

A revista ÉPOCA na edição de 30 de março, publicou a reportagem: "A verdade crua, assada e cozida", que discute os efeitos do consumo de carne vermelha na saúde. A reportagem é motivada pela divulgação de uma pesquisa financiada pelo "Instituto Nacional do Câncer" e publicada no Archives of International Medicine dos Estados Unidos.

Os cientistas concluíram que o consumo elevado de carne vermelha, cerca de 1 bife por dia, aumenta o risco de morte por câncer e doenças cardiovasculares. O sugerido pelo estudo seria 126 gramas por semana. É cerca de 50% menor do que o sugerido pela OMC, porém ainda considero inaceitável! Independente da quantidade o consumo de carnes eleva sim o risco de morte por câncer e doenças cardiovasculares, produz alto impacto ambiental e é especista e anti-ético.

A reportagem cita brevemente o impacto ambiental causado pelo consumo de carne, segundo o estudo do Greenpeace a produção de 1 kilo de carne bovina emite gases causadores do efeito estufa equivalentes a um avião num voo de 100 quilômetros. E trata a produção "orgânica" como a solução para os problemas éticos dos abatedouros, que como disse em matéria anterior, não é possível considerar um tratamento ético se no final o animal é morto e esquartejado.

Há o destaque também para a figura do açougueiro "Tom Mylan", que se diz ex-vegetariano e que hoje dá cursos de cortes de carne (foto abaixo). A foto simplesmente diz tudo, um figura gorda, cheia de sangue, fumando e exibindo a cabeça de um porco como se fosse um troféu. Não há como negar o desrespeito com os animais.





A reportagem como um todo é muito ruim, pois ao meu ver é parcial, defendendo os interesses da indústria da carne e mantendo a ilusão no leitor (carnívoro) que está fazendo a coisa certa.
Leia a íntegra no arquivo abaixo:

Reportagem Revista Época

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de famosos - vegetarianos brasileiros

Lista de brasileiros vegetarianos famosos, just 4fun! :P Adryana Ribeiro - cantora ( new! ) Ana Angélica "Morango" Martins - ex-BBB 10 Arnaldo de Almeida - mestre de Yoga Alexandre Regis - ator e humorista André Matos - cantor BNegão - músico Boka - baterista Cazé Peçanha - apresentador de TV Cássia Kiss - atriz ( era vegana e voltou a comer peixe!" ) Daniel Meyer - tri-atleta Daniele Suzuki - apresentadora de TV ( removed, por mal comportamento! ) Derrick Green - cantor (é americano mas canta no Sepultura) Éder Jofre - pugilista Eliane Thaines - autora Ellen Jabour - modelo e apresentadora de TV Fernanda Lima - apresentadora de TV  ( removed... come peixe feito pelo marido ) Fernanda Tavares - modelo Flávia Lippi - reporter Gabriela Duarte - atriz e ativista Isis Valverde - atriz ( new! ) Japinha - músico (cpm22) João Gordo - cantor Justo Werlang - empresário Karina Bacchi - apresentadora de TV ( removed! ) Lobão - cantor ( removed! ) L...

A dieta vegetariana e o emagrecimento: Mitos e fatos

A dieta vegetariana é frequentemente associada à perda de peso, mas há muitos mitos e equívocos sobre como essa dieta afeta o peso. Neste artigo, vamos explorar alguns dos mitos comuns sobre a dieta vegetariana e o emagrecimento, e fornecer informações científicas sobre como essa dieta pode ajudar a perder peso. Mito 1: Uma dieta vegetariana é automaticamente uma dieta saudável para perda de peso. Enquanto uma dieta vegetariana pode ser saudável, ela também pode ser rica em alimentos processados e pobre em nutrientes. Comer uma dieta vegetariana não garante automaticamente a perda de peso, a menos que você faça escolhas alimentares saudáveis ​​e equilibradas. Mito 2: As pessoas vegetarianas são todas magras. Enquanto algumas pessoas vegetarianas podem ser magras, outras podem ter sobrepeso ou obesidade. A dieta vegetariana em si não garante a perda de peso, mas sim as escolhas alimentares saudáveis ​​e o equilíbrio calórico que essa dieta permite. Mito 3: As pessoas vegetarianas não ob...

Padroeiro dos vegetarianos - Saint Wulfstan

Ouvindo um podcast, para aprimorar o meu inglês, descobri que o Saint Wulfstan é o padroeiro dos vegetarianos! No podcast da "Listen to English" é proposto a troca do padroeiro da Inglaterra, de St. George (o nosso São Jorge) para Saint Wulfstan, o que me chamou a atenção foi um dos motivos citados: "He is the patron saint of vegetarians, which is very appropriate, because there are more vegetarians in England than in any other country in Europe." traduzindo... "Ele é o padroeiro dos vegetarianos, que é muito apropriado, porque há mais vegetarianos na Inglaterra que em qualquer outro país na Europa." Bem curioso, pois creio nunca havia ouvido dizer de tal santo e creio que poucos o conhece por essas bandas além-mar! rs! Segue abaixo o link com mais informações que encontrei na Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Wulfstan_(Bishop_of_Worcester) e novamente o link do Podcast: Podcast - Wanted - a new patron saint for England. Go Veg!