quarta-feira, 7 de maio de 2014

Vegan lunch / Vegan day / Vegan weekend / Vegan week... etc

Como já havia mencionado em posts anteriores sou ovo-lacto-vegetariano, porém hoje em dia, tenho frequentemente feito refeições veganas... que foi evoluindo para um dia totalmente vegano, um final de semana e chegando a uma semana vegana, que ultimamente tenho feito uma vez por mês.

Confesso que no começo senti algumas dificuldades e certo "medo" em fazer uma refeição vegana fora de casa. Porém, devido ao maior número de oferta de pratos saudáveis e também de restaurantes vegetarianos em São Paulo tenho passado sem dificuldades no meu dia-dia.

É claro que a dieta exige um certo planejamento prévio... não adianta querer fazer uma semana vegana começando AMANHÃ e HOJE só ter produtos de origem animal (ou derivados) no armário e geladeira.

É preciso fazer compras antes, planejar um cardápio, conhecer pratos veganos, testar receitas, buscar opções de restaurantes / refeições e, principalmente, ter disciplina, para que na primeira dificuldade não ocorra uma desistência frustrante.

Segue abaixo alguns pratos fáceis como sugestão:


Café da manhã / tarde / lanches

  • Pão integral vegano
  • Geléia natural de frutas e creme de amendoim
  • Patê de tofu com ervas
  • Tofu mexido
  • Homus
  • Babaganoush
  • Porção de frutas com granola, aveia e gérmen de trigo
  • Banana da terra cozida
  • Raizes cozidas
  • Bolo de chocolate vegano
  • Barrinha de cereais
Almoço / Jantar
  • Arroz integral e feijão
  • Cuscus marroquino
  • Macarrão integral com molho sugo ou pesto
  • Veggie burguer
  • Dal de grão de bico
  • Dal de ervilha
  • Sabji
  • Yakissoba de vegetais
  • Quiche de tofu com espinafre
  • Tofu assado / frito
  • Strogonoff de cogumelos

Bebidas

  • Suco verde
  • Leite de aveia com baunilha
  • Leite de amêndoas
  • Leite de coco
  • Café / Chás
  • Sucos



Em breve farei um post com a receita de cada um!


Go Veg!

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